A Associação conta atualmente com:
407 Associados
Venha fazer parte também da nossa Associação!

26 de abril de 2011

0

DIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL


HIPERTENSÃO: UM MAL QUE PODE SER EVITADO

No Brasil, aproximadamente, um em cada cinco indivíduos tem hipertensão arterial. A pressão alta é um problema de saúde pública que afeta homens e mulheres. Os fatores que contribuem para a elevação da pressão arterial são heranças familiares, hábito de usar sal em excesso, obesidade, estresse, sedentarismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas. A pressão alta não tem cura, tem tratamento, feito com remédios e com mudança do estilo de vida, o que inclui perda de peso, prática de exercício físico e redução no consumo de sal. A adoção destes hábitos saudáveis, antes do surgimento da doença, pode contribuir para sua prevenção.

Como está sua pressão arterial?
O único meio de você saber é a checagem de sua pressão arterial por um profissional da área de saúde. Cada vez que você checar sua pressão arterial, anote no cartão de controle.
Dicas para controlar a pressão arterial:
Se você tem pressão alta é  importante  trabalhar  em  conjunto com seu médico, planejando um programa de controle adequado.
l  . Tome seus  remédios  regularmente, como  prescrito. Caso  você  sinta  algo  diferente após a ingestão, informe ao médico.
2 . Compareça  ao  consultório  nas  datas marcadas de controle de sua pressão, o que permitirá ao médico tomar as providências adequadas.
3 . Caso o  médico  recomende,  aprenda  como  medir  sua  pressão  em  casa.  Peça-lhe  que  indique  a aparelhagem necessária e lhe ensine a usá-la. Seria uma boa idéia algum familiar aprender também.
4 . Se você preferir, pode medir periodicamente sua pressão no posto de saúde mais próximo de sua residência.
Você sabia que?
·         o  excesso de colesterol pode produzir o "entupimento" das artérias, favorecendo o aparecimento da HIPERTENSÃO ARTERIAL e do infarto do miocárdio.
·         pessoas com diabete muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais.
·         Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.
·         As atividades físicas esportivas, como atletismo e aeróbicas, contribuem de modo inegável à redução da mortalidade. A prática por 30 a 45 minutos diários ajuda a redução do peso corpóreo e o controle das dislipidemias.
·         O principal fator de risco para problemas cardíacos e também aumenta a probabilidade de doenças renais, derrames (acidente vascular cerebral), aneurismas e claudicação intermitente.
·         Faça atividades físicas sob orientação médica.
·         Seja um morador ativo, acumule 30 minutos de atividade física todos os dias,  para caminhada pelo seu bairro.

    
AMBHLS – ILHÉUS – 26/ABRIL/2010

Nenhum comentário: