A Associação conta atualmente com:
407 Associados
Venha fazer parte também da nossa Associação!

5 de fevereiro de 2010

0

PROJETO PILOTO PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO


Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá
participa da reunião de pesquisa sobre caracterização do lixo em Ilhéus

Dando continuidade à execução da pesquisa de campo que integra o projeto piloto para implantação da coleta seletiva em Ilhéus, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Fundação Escola Politécnica realizaram na manhã desta sexta-feira (05) no salão nobre do Palácio Paranaguá reunião para assinatura da missão de acompanhamento do projeto. No documento, assinado por todos os membros que compõem o grupo de trabalho, consta todas as ações que foram ou estão sendo colocadas em prática. Entre elas estão os trabalhos de recuperação do Aterro Sanitário de Itariri e ações de reinserção social envolvendo os catadores e suas famílias.

Na manhã da sexta-feira a equipe também realizou visita de supervisão ao aterro sanitário, onde engenheiros da Conder participam do projeto de construção dos galpões onde será realizada a separação dos resíduos sólidos. De acordo com a equipe técnica as obras seguem dentro dos prazos previstos. Pela tarde, também está agendado o acompanhamento dos trabalhos de caracterização dos resíduos. Segundo Gardênia Azevedo, técnica do Conder, logo após o carnaval, a equipe retorna à Ilhéus para participar da segunda reunião com lideranças do bairro Hernani Sá (Urbis). Nesta primeira etapa, o local vai sediar o projeto piloto para a implantação da coleta seletiva no município.

O local foi escolhido, pois, de acordo com a técnica, já realiza ações de incentivo a coleta seletiva, com a coordenação do Núcleo da Mulher, além de possuir catadores de lixo devidamente cadastrados, “o que facilita inclusive a obtenção das informações necessárias sobre a caracterização dos resíduos”. Juerana e Alto da Boa Vista também farão parte da primeira fase de implantação da coleta seletiva, porém quatrocentas e setenta domicílios e estabelecimentos em toda a cidade foram selecionados e participam até a primeira quinzena deste mês da pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, sobre as características do lixo. “A coleta seletiva é um processo que envolve tanto poder público, quanto a sociedade, por isso é importante conhecer o perfil de cada local da cidade para definir as ações de mobilização”, explicou Gardênia Azevedo.

O aumento da vida útil dos aterros, a redução do lixo produzido, a criação de fonte sustentável de renda para aos catadores podem ser citados como os principais benefícios da implantação da coleta seletiva nas cidades. Após a fase inicial, as ações envolvendo a coleta seletiva serão estendidas para locais como Cidade Nova, Jardim Savóia, Teotônio Vilela, Alto da Conquista, Jardim Pontal, Avenidas Lomanto Júnior e Getúlio Vargas (Pontal) Rodovia Ilhéus-Olivença e Alto de São Sebastião. Segundo levantamento do grupo de trabalho, atualmente cerca de sessenta e uma famílias sobrevivem da venda dos resíduos retirados do aterro de Itariri.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO HERNANI LOPES DE SÁ
Grupo Pró Urbis - Trabalho e Compromisso

Nenhum comentário: