A Associação conta atualmente com:
407 Associados
Venha fazer parte também da nossa Associação!

25 de novembro de 2009

0

CAPITAL BAIANA DA CULTURA

VOCE SABIA QUE ILHÉUS SERÁ A CAPITAL BAIANA DA CULTURA?

Dirigentes de cultura, delegados eleitos nas conferências territoriais, artistas e produtores culturais de toda a Bahia vão se reunir, de quinta-feira (26) a sábado (29), em Ilhéus, para discutir políticas públicas de cultura. Em quatro dias, a cidade vai conhecer manifestações culturais dos 26 territórios de identidade do estado e participar de debates em que serão apresentadas propostas, políticas e ações para os diversos setores de cultura do estado e do país.


As propostas serão levadas para a II Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 11 a 14 de março do próximo ano, em Brasília, e irão compor o projeto de Lei Orgânica da Cultura que será encaminhado para aprovação da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.

Dados do Ministério da Cultura mostram que o Nordeste é a região que mais envolveu municípios durante a realização das conferências, sendo que elas aconteceram em 55,77% das cidades.

Desde agosto, a Bahia está em processo de conferências de cultura. As municipais foram realizadas em 367 dos 417 municípios do estado e, as territoriais, em todos os 26 territórios de identidade. Entre representantes, delegados e sociedade civil, cerca de 44 mil pessoas participaram dos encontros. O estado foi o único a realizar Pré-Conferências Setoriais.

O trabalho da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) foi considerado exemplar pelo Ministério da Cultura, pois, além de levar em consideração a política territorial, a Secult criou um guia de orientações e instrumentos de registro e apoio metodológico para que os municípios pudessem realizar suas conferências.

Segundo o secretário estadual de cultura, Márcio Meirelles, as conferências envolveram toda a Bahia nas discussões e aprofundam o debate sobre as políticas públicas para a cultura. “Qual política queremos para as artes, para os museus, para os centros de cultura? As conferências são espaços em que essas discussões acontecem, são espaços de decisão e participação popular democrática”.

Nenhum comentário: