INFORMAÇÃO AOS MARÍTIMOS E PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES
Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus lançou a Campanha Legal no Mar, Navegue com Segurança.
Há 13 anos, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus tem se empenhado em uma tarefa de extrema importância: diminuir o número de acidentes de navegação. Para isso, realiza desde 1996, a campanha “Legal no Mar, navegue com segurança”. A 14ª edição da campanha lançada no dia 28 de novembro (sábado), no Batuba Beach.
A principal estratégia é a conscientização de proprietários e usuários de embarcações, inclusive turistas, sobre as normas de segurança na navegação e a adoção de medidas preventivas para evitar a poluição no meio ambiente marinho. Os resultados obtidos até o presente momento estão sendo positivos, apesar do aumento no número de embarcações. O Comandante Marcelo Eduardo Pereira Fontes, Delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus, explica que a campanha é desenvolvida ao longo do ano, mas intensificada no verão, em virtude do aumento do número de embarcações de passageiros e usuários de jet sky.
Uma pesquisa feita pela Marinha do Brasil constatou que cerca de 65% do total de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio nos últimos cinco anos foram causados por falha humana. Deste percentual, cerca de 85% das falhas apuradas ocorreram por violações às Normas da Autoridade Marítima. Dessa forma, grande parte dos acidentes analisados, envolvendo embarcações, podem ser evitados por meio da conscientização sobre a importância do cumprimento de normas e regulamentos por parte de proprietários e condutores habilitados, bem como a não condução de embarcações por condutores sem habilitação, pois os mesmos não possuem o conhecimento necessário das normas e regulamentos da navegação.
Para o Comandante Eduardo Fontes o sucesso da campanha aumenta a partir do momento em que as pessoas ligam e denunciam as infrações. Vale ressaltar que o sigilo sobre a identidade do denunciante é garantido. Ele advertiu sobre os perigos de ir para o mar sem equipamentos de segurança e a ingestão de bebidas alcoólicas por parte do condutor e afirmou serem essas as principais causas da ocorrência de acidentes de navegação. “Os turistas e passageiros devem ficar atentos ao usar as embarcações para seu transporte no dia-a-dia, observando a existência dos itens que devem ser adotados para embarcações utilizadas em atividades profissionais, como: lanterna portátil, dois extintores de incêndio, material de primeiros socorros, bombas de esgoto, ferro para fundeio com amarra, luzes de navegação, colete de salva-vidas e outros”, disse.
A iniciativa conta com o apoio de diversos segmentos da sociedade, como entidades náuticas, companhias de navegação, cabaneiros, Corpo de Bombeiros e toda a mídia regional. A campanha tem como objetivos principais educar e conscientizar a comunidade marítima e a população em geral, sobre as regras de segurança no mar e nas vias navegáveis. Com a proximidade do verão e a possibilidade de um grande fluxo de turistas nas praias de Ilhéus e região, o Delegado adverte que todos os aquaviários, proprietários de embarcações de esporte e recreio, os próprios turistas e passageiros devem ter consciência sobre as normas de segurança da navegação, a fim de prevenir acidentes e a poluição hídrica.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus apresenta anualmente um programa de aplicação de cursos para aquaviários, procurando sempre atingir um público maior nos municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una e Itacaré. Neste ano, foram formados 105 pescadores profissionais e 347 amadores. A respeito do cadastro de embarcações houve um acréscimo substancial no número de embarcações regularizadas. Em 2009, proprietários de 212 embarcações compareceram à Delegacia para regularizar sua situação.
Os números demonstram que as atividades náuticas têm aumentado, enquanto o número de acidentes tem diminuído a cada ano. “Isso nos motiva a nos envolver cada vez mais nessa Campanha, sem medir esforços para que ações como essas continuem acontecendo”, ressaltando que o maior fator de sucesso é o envolvimento de toda a comunidade.