A Associação conta atualmente com:
407 Associados
Venha fazer parte também da nossa Associação!

27 de novembro de 2011

0

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO BAIRRO HERNANI LOPES DE SÁ

 INFORMAÇÃO GERAL
Mais uma vez,  a Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, reivindica a manutenção da iluminação pública para o bairro, conforme ofício datado de 22 de novembro de 2011:





ASSOCIAÇÃO DE MORADORES TRABALHANDO PELA MELHORIA  DO SEU BAIRRO.

19 de novembro de 2011

0

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia 20 de novembro e comemorado no Brasil, o Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade Brasileira.  

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES E  SUAS REALIZAÇÕES?

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.



ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO HERNANI LOPES DE SÁ
GRUPO PRO URBIS

14 de novembro de 2011

0

ENTREGA DA URNA AOS PAIS DA MENINA GRACIELLE

Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, junto com o dirigente do Sapulha Bar, efetuaram na noite de hoje, dia 14/NOV/2011, a entrega da urna, onde a comunidade efetuou suas  doações, (conforme fotos anexas), para ajudar na recuperação e cirurgia a ser realizada dia 16/NOV/2011 (quinta-feira), da menina GRACIELLE.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES SEMPRE TRABALHANDO EM PRÓ DA COMUNIDADE
0

VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO HERNANI LOPES DE SÁ, MAIS UMA VEZ, PARTICIPOU DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA, TENDO COMO POSTO, SUA SEDE, NO PERÍODO DE 07 A 12 DE NOVEMBRO DE 2011, NO HORÁRIO DE 08:00 ÀS 17:00 HORAS, ONDE A COMUNIDADE LEVOU SEUS ANIMAIS PARA RECEBER A DOSE DA VACINA.
FOI VACINADO UMA MÉDIA DE 399 CÃES E 29 GATOS. 
A COORDENAÇÃO ESTAVA A CARGO DE ODAILSON E ROQUE funcionários da F N S e BENITO do C C Z




  A campanha se estenderá nos dias 17, 18, 21, 22 e 23 de novembro na sede da associação no período das 8.00 as 12 horas

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES A SERVIÇO DA COMUNIDADE.

11 de novembro de 2011

0

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES - ELEIÇÕES 2012

INFORMAÇÃO GERAL

Devido aproximação das Eleições para a Presidência da Associação de Moradores, convidamos todos os Associados e Moradores, a comparecerem a nossa sede, para regularização de pendências ora existentes, como foto para carteira de associados, ficha de inscrição incompleta e atualização da sua contribuição módica.
Outrossim, informo ainda, que a Eleição será realizada de acordo com as normas constantes no Estatuto da Associação.
Os Sócios só poderão participar da votação e concorrer às eleições 2012, mediante apresentação da Carteira de Associado (art.50 do Estatuto) e com sua contribuição em dia (Inciso V do Art. 15 do Estatuto).
Então não perca tempo, atualize-se e faça valer o direito ao voto.

10 de novembro de 2011

0

COMEMORAÇÃO AO NOVEMBRO NEGRO

Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, divulga a programação da Comemoração ao Novembro Negro, que a Associação Cultural Negra Raiz Capoeira, estará realizando no período de 09 a 30/NOV/2011:


Programação:

09/11     - Mandinga em Manhattan -  Mestre João Grande – 19:00 hs
12/11 - Aulão Aberto na praça do Pontal quadra poli-esportiva – 19:00 hs 
13/11    - Batizado de Capoeira - Salão Paroquial Igreja do Pontal     - Grupo Barro Vermelho
16/11      - Capoeira Iluminado - Mestre Bimba
18/11    - Roda em homenagem a Zumbi dos Palmares - Praça da Urbis – 19:00 hs
20/11      - Encontro Feminino de Capoeira - Praça do Teatro Municipal – 10:00 hs, com palestras, oficinas, samba de roda e muita capoeira
21/11      - Amistad - Navio Negreiro – 19:00 hs
23/11      - A Faca de Tucum - Mestre Felipe
25/11  - Rado de Capoeira e Papoeira com mestres convidados -Caic - 18:30 hs
30/11 - Uma vida Pela Capoeira - Mestre Pastinha

Em comemoração ao novembro negro, a Associação Cultural Negra Raiz Capoeira, sob a coordenação do professor Rafael, estará realizando apresentação de vídeos, na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, a partir das 19:00 horas.

Participe! O 20 de novembro para nós, não é momento de festejar, mais sim de reflexão , data na qual a sociedade precisa entender um pouco mais sobre as raízes africanas e afro-brasileira.
 
"Capoeira da arte ao Fundamento" - Professor Rafael - Diretor de Cultura Popular Conselho Municipal de Cultura De Ilhéus / GEC - Bahia - Grupo de Estudos da Capoeira
WWW.RAFAEL-NEGRARAIZ.BLOGSPOT.COM
WWW.NEGRARAIZCAPOEIRA.BLOGSPOT.COM
0

DIA DO RADIALISTA

Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes de Sá, parabeniza o Sindicato dos Radialistas, na pessoa do Senhor ELIAS REIS.

O Radialista é um profissional que trabalha com meios de comunicação, principalmente com o rádio, podendo atuar com televisão. O radialista assume inúmeras funções dentro do setor, como por exemplo, direção, roteiro, projetos, criação, e muitos outros, sendo o mais comum a locução . Para isso, deve ter habilidade de prender a atenção do ouvinte, para escutar um programa de entretenimento, a narração de um jogo esportivo, a chamada para  uma música, para as notícias do dia ou ainda, informações do trânsito. É preciso lembrar ao ouvinte, que não pode se ver o radialista em uma transmissão, por isso, ele deve saber, que através de sua bela voz, passa a seriedade de uma notícia ou emoção sobre algum fato.